domingo, 17 de janeiro de 2016

Verdadeira aurora da salvação do mundo

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora

Daquele brilhante sol a Virgem tem o fulgor


“Mas, quanta distância há entre todas essas belezas da Terra e as belezas espirituais que Maria nos veio trazer! É Ela que, no dia de seu nascimento, foi um presságio de misericórdia que antecedeu somente de algum tempo ao Sol de Justiça, o desejado das nações. E Ela que precede a marcha desse gigante dos Céus, como para preparar nossos olhos à luz divina, que logo inundará a Terra.
“À sua vista, comprazemo-nos em exclamar com o Espírito de Deus:
“Ó Homens,  alegrai-vos; a hora da esperança chegou: já a noite passou com seus terrores e seus espantos; ele se aproxima esse belo dia prometido há tanto tempo. E Maria, verdadeira aurora da salvação, que nos aparece hoje, .. . radiosa, Ela própria, da felicidade que nos traz” 18
Semelhante é o pensamento de Henry le Mulier:
“Deus, desejando que seu Filho bem-amado fosse universalmente reconhecido, [adorado], seguido, e que o mundo fosse salvo por Ele, decidiu que o Verbo se faria carne e habitaria entre nós.
“E desde toda a eternidade, Deus escolheu a Maria para ser a aurora desse dia de salvação, para ser a Mãe do Sol de Justiça, para trazer ao mundo esta luz que devia dissipar as trevas da ignorância, e com fundir as potências do Inferno evocadas pelo pecado.

“Verdadeira aurora da Redenção, Maria foi, portanto, iluminada desde a manhã pelos raios da glória de Deus” 

Continua
1) THIEBAUD. Les Litanies de La Sainte Vierge pliquéeS et commentécs 3. ed Paris: Jacques Lecoffre, 1864. Vol. I. p. 129-132.