quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Maria Santíssima é a Onipotência Suplicante


O poder de Nossa Senhora é tão grande que se exerce até sobre o próprio Deus! Por isso, os teólogos a glorificam com o título de Onipotência Suplicante. Parece haver, à primeira vista, uma contradição nos termos, pois quem suplica, nada pode. Ela porém, é de fato, a onipotência suplicante porque sua súplica pode tudo sobre Aquele que é onipotente. Desta maneira, Ela pode, praticamente, absolutamente tudo.
Essa doutrina da onipotência suplicante de Nossa Senhora não nos deve ficar como tiradas piedosas e ocas. É preciso que fique compreensível, razoável, como tudo que brota da razão com base na Fé. Devemos encontrar nesta ideia da onipotência de Nossa Senhora um substancioso alimento. Estas afirmações não devem ficar no vácuo: é preciso sabermos aplicá-las concretamente em nossa vida espiritual nas dificuldades, nos problemas, nas lutas; é preciso lembrarmo-nos de que Nossa Senhora é a onipotência suplicante e termos n'Ela uma confiança ilimitada.

Imaginemos, por exemplo, que Deus apareça à nossa mãe terrena e lhe dê a possibilidade de nos fazer todo o bem que quiser; ficaríamos, evidentemente, radiantes, pois tudo conseguiríamos facilmente. Ora, Nossa Senhora nos ama imensamente mais do que todas as mães terrenas reunidas amariam seu filho único; por isso, deveríamos ficar muito mais contentes em saber que Ela no Céu olha para nós, do que com a ideia de uma proteção eficacíssima de nossa mãe terrena.