quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Maria: Luz que excede em claridade a todos os Santos

 Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora
Eu fiz nascer no Céu a luz que não se apaga
Em seus renomados sermões marianos, São Boaventura ensina que, “comparada à luz da Sabedoria divina, Maria avantaja em claridade às demais criaturas, porque assim como aquela está sobre todos os seres criados quanto à iluminação que lhes dá, [...] assim esta Virgem, esclarecida mais que todos os Santos por dita Sabedoria, com seus piedosos rogos iluminou, pela luz da graça, mais do que ninguém, a todo o mundo.
“Por isso se escreve no capítulo XIII de Tobias: «Brilharás com luz resplandecente e serás adorada em todos os rincões da Terra», como se dissesse: Tu, santa, brilharás com a luz resplandecente da Sabedoria Eterna, ou seja, obterás para os outros o esplendor da graça. [...]
Luz que não se apaga
“Ademais, comparada com a Luz eterna, avantaja em sabedoria às outras criaturas, porque assim como a Luz divina sobrepuja à criação inteira, quanto ao governo e direção de tudo o que existe, [...] assim também a Bem-aventurada Virgem está acima de todas as coisas neste particular; e por isso se diz no capítulo VII do Livro da Sabedoria:

«Resolvi-me a tê-la por luz, porque a sua claridade é inextinguível». [...] A luz dos outros Santos, homens ou mulheres, se apaga com frequência, e por isso é perigoso segui-la, pois quando se acredita seguir a luz, segue-se as trevas. Porém, a luz desta Virgem se fez inextinguível pela [sua] confirmação em graça; e, mais ainda, a Ela mesma se deve o não se apagar nos outros a luz da graça, segundo se lê no capítulo XXIV do Eclesiástico: «Eu fiz nascer nos céus a luz que não se apaga». Pois «quem a segue, não anda em trevas, mas terá a luz da vida», que nunca fenece” 1.
1 BOAVENTURA. Obras Completas. Madrid: BAC, 1947. Vol. IV p. 867; 869; 905 e 907.