sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Filha da bênção, e não da cólera

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora 
É o que também afirma o Pe. Thiébaud:
“Todos os homens foram resgatados a grande preço, porque eram culpados; Maria, a primeira, será também resgatada a grande preço, mas para não se tornar culpada. Quer dizer, fomos todos resgatados por uma Redenção purgativa e sanificadora, enquanto que Maria, e só Ela, foi resgatada por uma Redenção preservadora e protetora.
“Em duas palavras, o mérito da Redenção para Maria não foi o de ter sido arrancada, como nós, da maldição geral, mas — o que é infinitamente mais precioso para Ela — é o de ter sido preservada da mesma, por antecipação. Nascemos todos filhos da cólera; somente Maria nascerá filha da bênção. Mal atingiu Ela o nível das menores criaturas da Terra, e já se elevou acima das mais augustas dignidades do Céu.
Quando Deus pensava em reerguer o gênero humano, cogitava em impedir que Maria caísse; e Ele adianta de tal maneira em favor d’Ela o cumprimento de suas promessas, que o primeiro dia da desgraça de Adão é precisamente o primeiro dia da glória de Maria. Ela começa sua santificação por onde os maiores Santos não podem terminar a deles. Numa palavra, a Redenção do mundo ainda não havia chegado, e a de Maria já estava assegurada.
“É assim que a ideia da Imaculada Conceição de Maria transporta a alma para um mundo sobrenatural, e nos introduz nos mais impenetráveis segredos do Deus três vezes santo.

“Compreende-se que Deus se devia a si mesmo esta maravilhosa isenção, e que a devia também à sua divina Mãe. A santidade do próprio Deus assim o exigia, como sendo de indispensável e total conveniência” 1
1) THIEBAUD. Les Litanies de La Sainte Vierge expliquées et commentées. 3. ed. Paris: Jacques Lecoifre, 1864. Vol. I. p. 103-104.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Redenção preventiva de Nossa Senhora

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora 
O ensinamento que acabamos de considerar se torna ainda mais belo nas palavras de Santo Afonso de Ligório:
“É sabido que o Salvador veio ao mundo mais para remir a Maria, do que a todos os outros homens, escreve São Bernardino de Siena. Dois, porém, são os modos de remir, na opinião de Suárez. Consiste o primeiro em levantar o decaído e o segundo, em preservá-lo da queda. É fora de dúvida que este último é o mais nobre, observa Santo Antonino. Por ele se previne o dano e a nódoa que resultam da queda. Quanto a Maria, devemos crer, por conseguinte, que foi remida por este modo mais nobre e mais conveniente à Mãe de Deus, como reafirma um escritor sob o nome de São Boaventura.

Diz sobre isto, com muita elegância, o Cardeal Cusano: Os outros tiveram um Redentor que os livrou do pecado já contraído; porém a Santíssima Virgem teve um Redentor que, em sendo seu Filho, A livrou de contrair o pecado” .

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Nossa Senhora do Rosário

Impossível é exprimir quanto a Santíssima Virgem prefere o Rosário a todas as outras devoções e quão magnificamente recompensa àqueles que se dedicam a propagá-lo e incentivá-lo; e como é terrível, pelo contrário, com quem se opõe a esta forma de oração.
São Domingos de Gusmão em nada se empenhou tanto durante toda a sua vida quanto em louvar Nossa Senhora, proclamar suas grandezas e animar todo mundo a honrá-La através da recitação do Rosário. Esta poderosa Rainha do Céu, por sua vez, não cessou de favorecê-lo com bênçãos superabundantes.
Ela coroou seus trabalhos com mil prodígios e milagres, e ele jamais deixou de obter de Deus tudo quanto pediu pela intercessão da Virgem Santíssima.

São Luís Maria Grignion de Montfort  - “O segredo admirável do Santíssimo Rosário”

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Firmamento de misericórdia

É tão fácil, doce e animador rezar à Santíssima Virgem, que não compreendo como alguém possa não querer recorrer a Ela, que é nossa Mãe!
Quando se recita na Salve Rainha “Mãe de misericórdia”, isto não está escrito ali sem razão. Maria é toda misericórdia. Se pode haver mães que são para seus filhos como um mar de misericórdia, Nossa Senhora é muito mais do que isso: Ela é um firmamento!
Peçamos à Virgem Santíssima, firmamento de misericórdia, que tome a alma de cada um de nós e a ponha nesse firmamento para que, depois de uma vida mais longa ou menos, mais difícil ou menos, entretanto sempre fiel, brilhemos como estrelas no firmamento por toda a eternidade.

 Plinio Correa de Oliveira – Extraído de conferência de 15/1/1990

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Oração que move montanhas

Há uma confiança heroica pela qual não resistimos de esperar, apesar de tudo. Por vezes, essa confiança faz a alma “sangrar”, mas ela continua a confiar, e diz: “A promessa interior, inefável que Nossa Senhora me fez não falhará. Confiarei e cumprirei a minha missão. Eu confio na palavra d’Ela!”
Qual é a palavra da Santíssima Virgem? É uma voz da graça, uma apetência que sentimos e que nos leva a todas as virtudes, ao amor de Deus. A isso nos devemos dar, e com base nessa palavra devemos estruturar a nossa confiança.
A alma assim vence a batalha, pois a oração dela move as montanhas.
Eis por que Nossa Senhora só revelou a São Pio V a vitória dos cristãos, na Batalha de Lepanto, depois dele ter rezado um terço: Ela quis mostrar , que esta oração Lhe é tão grata, e que agrada tanto a Ela pedirmos aquilo de que precisamos, por meio da recitação d Rosário, que Maria Santíssima esperou aquela oração d Santo Pontífice para conceder esse enorme galardão.

Plinio Correa de Oliveira – Extraído d conferência de 7/10/1975

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Necessidade da Redenção preventiva de Maria

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora 
O douto e pio Nicolas assim explica a Redenção preventiva de Nossa Senhora:
“Esta isenção [do pecado original em Maria], verificou-se pela graça de Jesus Cristo. Esta mesma graça, que libertou o gênero humano inteiro do pecado original, bem pôde preservar desta culpa a Maria, aplicando-Lhe como antídoto o que ela, por sua vez, nos administra como remédio. E ainda se pode afirmar que isto foi necessário. Deus, para maior glória de Jesus Cristo, devia manifestar n’Ele, e por seus méritos, esta eficácia preservadora. É inadmissível que a virtude do sangue divino tenha limites. Sem dúvida por um plano cuja sabedoria foi reiteradas vezes manifestada, esta virtude quis limitar-se a nos purificar da mancha com que nascemos.
“Em certos personagens ilustres, como Jeremias e São João Batista, elevou-se mais alto, pois os santificou antes de seu nascimento e no próprio seio de suas mães, onde foram concebidos no pecado. Porém, o mal ainda possuía uma fortaleza — a partir da qual podia protestar contra a eficácia soberana do sangue de Jesus Cristo — nesta mesma concepção em que [ele, mal], se une à vida humana pelo ato que a transmite, imprimindo seu [funesto] selo sobre nossa origem.
“Convinha, pois, que esse último entrincheiramento do pecado fosse destruído por uma concepção imaculada, que desse testemunho, com um solene e decisivo exemplo, da onipotência absoluta dos méritos de Jesus Cristo. «Seu sangue, que tanto poder tem para nos livrar do mal, disse Bossuet não o terá para nos preservar dele? E se tem esta virtude, deixá-la-á inútil eternamente? Não haverá uma só criatura em que [dita virtude] se manifeste? E qual será esta criatura, senão Maria?»

“Este sangue divino não deveria, por seu próprio decoro, purificar a concepção de Maria, que foi sua primeira origem? «Com efeito, acrescenta magnificamente Bossuet é a partir d’Ela que começa a se estender este formoso rio, este rio de graças que corre em nossas veias pelos Sacramentos, e que leva o espírito de vida a todo o corpo da Igreja. E assim como as fontes, sempre se lembrando de seus mananciais, lançam suas águas a grandes alturas, como se procurassem suas nascentes no meio do ar; da mesma sorte podemos assegurar que o sangue de nosso Salvador fará subir sua virtude até à concepção de sua Mãe, para honrar o lugar de onde saiu»”1 .

1) NICOLAS, Augusto. La Virgen María y el Plan Divino. Barcelona: Religiosa, 1866. Vol. II. p. 109-110.