sábado, 15 de fevereiro de 2014

Complemento da Santíssima Trindade

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição
Considerando esse íntimo comércio estabelecido entre as três Pessoas Divinas e Nossa Senhora, é oportuno recordarmos aqui o título com o qual o santo Patriarca Hesíquio de Jerusalém (séc. VIII) honra a Virgem Maria: ele A chama Complemento da Santíssima Trindade.
O Pe. Jourdain assim interpreta a doutrina daquele santo Patriarca: “Precisaria Deus de algum acabamento? Faltava-Lhe algo à sua infinita perfeição? Seria uma blasfêmia dizê-lo. Entretanto, não podemos desprezar a palavra de um santo, palavra que os séculos acolheram com respeito e repetiram com amor, para glorificar Maria. Procuremos então qual é o verdadeiro significado, e o que se deve entender por este acabamento, esta perfeição nova que Maria confere à santíssima e adorabilíssima Trindade. [...]
“[Para Hesíquio], as três adoráveis Pessoas da Santíssima Trindade encontraram sua morada em Nossa Senhora.
“O Pai habita em Maria que imita sua fecundidade e produz, como Ele, seu Filho único que possui, no seio virginal de sua Mãe, as mesmas grandezas, a mesma divindade que no seio de seu Pai.
“O Filho habita em Maria: Ela é sua Mãe. Não pareceu a Ele por demais estreita esta morada, para nela residir pessoalmente durante nove meses inteiros.
“O Espírito Santo também fez d’Ela sua morada, para cumulá-La com a abundância de todas as suas graças.

“O pensamento de Hesíquio não era, pois, que Maria acrescentava alguma coisa às grandezas de Deus, e dava um novo brilho às Pesso as Divinas. Sabia ele muito bem que a augusta Virgem recebia tudo da gratuita bondade do Senhor. Suas palavras — totius Trinitatis complementum — podem então explicar-se no sentido de que Maria é a obra por excelência da Santíssima Trindade; que cada uma das três adoráveis Pessoas, por assim dizer, esgotou em favor d’Ela seus tesouros de sabedoria, de bondade e de poder” .