segunda-feira, 6 de maio de 2013

Nossa Senhora, Arca da Aliança


Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada

Penhor da proteção divina

Fazendo eco ao luminoso ensinamento do Doutor Seráfico, escreve o Pe. Jourdain:

“Maria é nossa Arca da Aliança. Quando A elevamos e A conduzimos diante de nós, seguindo as sendas da vida, Deus está conosco, e podemos dizer com Moisés: «Levanta-te, Senho,ç e sejam dispersos os teus inimigos, e fujam da tua face os que te aborrecem». Elevemos, portanto, Maria Santíssima, glorificando-A; conduzamo-La diante de nós, rogando a Ela sem cessar, imitando suas virtudes, e caminhemos, com confiança, sob sua poderosa proteção. O próprio Deus construiu a nova Arca da Aliança e se dignou n’Ela habitar. Ele exaltou sua obra de predileção sobre todas as criaturas, desde a sua Imaculada Conceição. E ainda mais alto a ergueu, quando se encarnou em seu seio, tornando-se seu Filho, sem nada subtrair ao brilho de sua virgindade.

“Essa Arca santa é, pois, para nós, a fonte de inumeráveis bens. Em meio aos perigos, Ela é nosso socorro, nossa luz, nosso conselho [...] e nossa consolação. Ela nos separa do mundo para nos unir a Deus, como a Arca separava as águas do Jordão: as águas inferiores, o amor do mundo, correm; elevam-se as águas superiores, o amor de Deus” .

Arca que deteve as vagas do pecado original

No mesmo milagre operado pela Arca, ao entrar no Rio Jordão, vê São Francisco de Sales um simbolismo da Conceição Imaculada de Maria:

“Assim como as águas do Jordão pararam ao entrar nelas a Arca, e deixaram passar de pé enxuto os israelitas, a fim de penetrarem na Terra Prometida, assim também as águas do pecado original suspenderam o seu curso em sinal de reverência, respeitando, em Maria, o Tabernáculo da Eterna Aliança” .

Arca em cujo Imaculado Coração está escrita a Lei Divina

Livre, pois, de todo e qualquer laivo de pecado, a nova Arca do Testemunho se tornou resplandecente escrínio de santidade. Por isso comenta o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira: “A Lei divina, muito mais do que nas tábuas de Moisés, guardadas na Arca da Aliança, está escrita na alma de Nossa Senhora. E a partir de seu Imaculado Coração que a Lei de Deus se irradia para a humanidade inteira, pelo ministério da Santa Igreja Católica” .

Fonte de graça para os filhos, princípio de morte para os inimigos

Encerramos essas considerações sobre Nossa Senhora, Arca da Aliança, com as palavras do Pe. Rolland, Missionário Apostólico dos primórdios deste século, referindo-se àquela prefigura da Virgem:

“Que formoso símbolo de Maria, toda enriquecida do ouro das mais belas virtudes, e em quem os sete dons do Espírito Santo brilharam com tão vivo fulgor! De Maria, em quem a divindade se escondeu, em quem repousou o Pão vivo, e que foi o santuário do divino alimento de nossas almas, do supremo Rei, do supremo Sacerdote, do supremo Legislador. De Maria, a Mãe de Deus, a Mãe das misericórdias, por meio de quem a alma se liberta do cativeiro do demônio, atravessa o Jordão, derruba as muralhas de Jericó e conquista os mais belos triunfos! De Maria, fonte de graças para seus fiéis súditos, mas princípio de morte para os que A insultam!”6