sábado, 9 de março de 2013

Maria: exemplo de santidade



Inspirado na doutrina de São Luís Grignion de Montfort, ensina o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:

“Nossa Senhora é para nós o exemplo de santidade. Ou seja, se nos modelarmos inteiramente segundo Ela, alcançaremos a perfeita semelhança com Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Imitar a Santíssima Virgem é tê-La em vista em todas as ações que se pratica. Isto supõe, primeiramente, um claro conhecimento do modelo a que devemos nos conformar. Supõe, em seguida, um hábito de vigilância interior e de contínua meditação, pelo qual sabemos se, de fato, estamos nos identificando com aquele ideal.

“São Luís Grignion de Montfort nos propõe a imitação de três principais virtudes de Maria: a fé, a humildade e a pureza 51

“Ora, se formos cheios de fé, cheios de humildade (ou seja, de senso hierárquico que atribui tudo a Deus), se formos cheios de pureza, seremos, então, os contra-revolucionários por excelência.

“Nossa Senhora é o modelo supremo, é a fonte da Contra-Revolução. Portanto, imitá-La é ser, na perfeição, contra-revolucionário. Se A tomarmos como ideal, se acreditarmos na eficácia da devoção a Ela, se tudo fizermos em estreita união com Maria, mais facilmente a Ela nos assemelhamos.

“Assim, devemos pedir a Nossa Senhora, com todo o empenho, a graça de uma profunda compreensão de suas altíssimas virtudes, as quais havemos de imitar. E que Ela nos comunique, além disso, a plenitude de suas forças. Maria é a Virgem forte e combativa, é a Virgem intransigente e absolutamente inflexível diante do demônio, do mundo e da carne. Supliquemos a Ela essa intransigência, antes de tudo contra o que há de mal em nosso interior; em segundo lugar, contra o que há de mal fora de nós.

“O maior auxilio que Nossa Senhora pode nos prestar, é o nos conceder o espírito de sua santidade, a perfeição de suas vias, a autenticidade de suas virtudes e a vitória contra o demônio — tudo em ordem à nossa própria santificação” 52

51) Cfr. Idem, p. 244-245.
52) CORREA DE OLIVEIRA, Plinio. Conferências em 23/5/1963 e 26/5/1972. (Arquivo pessoal).